segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prisioneiro de uma FALSA liberdade...


Eu quis tanto te fazer bem.
Quis te salvar daquilo que fizeram você acreditar que era o melhor e mais saudável. Que aquele era o único caminho que ia te fazer feliz.

Mas esqueci você passou tanto tempo escutando aquela mentira, que não havia possibilidades. Pra você, não havia outra verdade.
E mesmo que existisse... você não queria acreditar que poderiam ter mentido pra você. Logo, duvidou de mim.

Então eu vivi todos esses ANOS tentando estar perto de você para que você percebesse quanta coisa tem o mundão aí fora. Quanta beleza... mesmo quando erramos, caímos e nos machucamos. E que a beleza do aprendizado é a mais encantadora, mesmo que às vezes dolorida.

Você parecia aquele garoto criado em apartamento pela avó, que não sai nunca para brincar com os amigos. Que conhece o sol apenas através da cortina.

Quando te peguei pelas mãos e te levei para ver o mundo lindo que existia depois da sua janela, você abriu um lindo sorriso, brincou, se sujou, fez amigos, e foi feliz. Assim como uma criança. Se lambuzou, errou, caiu, se machucou... e viveu! Ah a felicidade era tão nítida naquele brilho dos seus olhos.

Você fugiu comigo alguns fins de semana, algumas noites, algumas manhãs, algumas tardes...

Mas você teve medo. Medo de gostar tanto dessa vida boa que “gente normal” leva, e magoar a sua vovó.
E correu de volta para debaixo de sua saia. E a Vovó, de tão velha, achou um absurdo você sair se divertir sem que ela estivesse com você. Como se você não pudesse ser feliz sem ela. Achou um absurdo você mentir para não magoá-la. E te fez acreditar que esse era o seu pior pecado.

Ela não entendeu que aquilo não tinha nada a ver com ela. Que o fato não era para magoá-la. Era pra você ser feliz.

Você não podia viver somente para atender às suas expectativas.
O fato de ela ter cuidado de você desde a infância, não fazia de você um prisioneiro de suas vontades e costumes.
E ainda assim ela acreditava que te dava liberdade... desde que junto dela.

Hum... lembro bem quando você confessou que não ia embora porque não queria vê-la sofrer. Ela que havia feito tanto por você...
Ainda mais que tudo o que você tinha estava relacionado a ela... que ela havia te ajudado desde que você deixou a casa da sua mãe...
Todos os seus amigos, eram amigos dela. Toda sua família, era a família dela.
E que você a amava por isso.
Mas que você queria muito experimentar ser livre.

E que essa liberdade você tinha quando fugia comigo pela janela...
E ela colocou a culpa em mim por ter ficado brava com seus sumiços... E fingiu não perceber que você voltava pra casa muito mais contente...

...

Quando nos despedimos, e eu vi você voltar para sua prisão, eu temi que você jamais crescesse e não tivesse coragem de assumir as rédeas da sua vida.
Chorei de saudade. Saudade de tudo que ainda não tínhamos vivido...
Mesmo com a sua promessa de que assim que sua avó falecesse, e você sentisse que tinha cumprido sua missão, nós conheceríamos juntos todas as possibilidades de ser feliz que a vida nos dá. Mesmo com o seu pedido fervoroso para que eu o esperasse.

E pra quem você mentiu? Pra mim ou pra vovó?
Só saberemos se quando ela falecer, eu ainda estiver te esperando.

Parei e pensei: muita pretensão sua achar que eu ainda estaria aqui...

3 comentários:

  1. Lendo seu texto eu fico imaginando como as pessoas podem se prenderem a outras... somos livres... por mais q amamos alguem não podemos viver exclusivamente para uma pessoa... existe um mundo ai fora...

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo...amei seu blog querida! voltarei mais vezes,bj*

    ResponderExcluir
  3. Eh bem curioso esse texto... Sujiro que troque a vovó pelo mundo de hj... Que oq te prende esta bem de baixo do seu nariz , oq te prende esta sendo comentado ali na cantina, ali na farmácia , no supermercado na sua casa em tds os lugares... Quantas vezes parou pra pensar que vc poderia ter feito ou começado algo que te deixe feliz que ajude que melhore... Eh o oposto se tentar lembrar as vezes q mudou de canal da tv... Oq eh ser livre? Acredito eu q essa resposta ainda nao tem nome...acredito eu q ser livre nao eh segurar um controle remoto d tv nas mãos, o mundo de hj te prende dento de uma caixa onde vc soh sai pra ficar enfrente a ela mama... Os grandes lideres nao querem uma nação de pensadores , eles querem uma nação de trabalhadores... Nao que seja desmerecido todo os esforço de um trabalho... Mas infelizmente sua idéia e sua opiniao eh desmerecida por esse MUNDO DE HJ EM DIA.

    ResponderExcluir